quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

WhatsApp Beta 0.2.684




O WhatsApp finalmente chegou ao Windows para desktop!






Não há outra coisa a dizer sobre o WhatsApp para computadores além de: estávamos esperando mais. Claro que essa ainda é uma versão Beta, e os desenvolvedores do mensageiro devem fazer atualizações no futuro para melhorá-lo. Contudo, não dá para entender porque eles simplesmente copiaram o WhatsApp Web para dentro de uma janela do Windows.

Você vê exatamente as mesmas funções e a mesma interface sem nenhuma alteração sequer. O mais curioso, entretanto, é que o aplicativo para Windows tem um potencial enorme para ser um mensageiro robusto e cheio de ferramentas. Por isso, o mínimo que estávamos esperando era algo como oTelegram para desktop ou mesmo como o próprio WhatsApp para Android e iOS.




Capado

Assim como na versão web, WhatsApp para computadores não conta com recursos como chamada de voz, e você não consegue adicionar nenhum novo contato usando o mensageiro no PC. O pior de tudo, entretanto, é o fato de você precisar fazer login da mesma forma, escanceando com o celular um código na tela do PC.

Se o seu smartphone não ficar conectado à internet o tempo todo, o WhatsApp para desktop também para de funcionar. Ou seja, o programa é apenas um acessório para a versão mobile, sendo completamente dependente.

Devorador de RAM

Outro lado negativo é o consumo de RAM. A versão web está longe de ser econômica nesse aspecto dentro do Chrome, mas a versão para computadores é ainda pior. Chegamos a flagrar o programa consumindo 121 MB de RAM em apenas um de seus processos no Windows.

Para comparar, no mesmo momento, o Skype com janele ativa não passou dos 60 MB. Em outra medição com ambos com janelas minimizadas, o consumo foi de 85 MB para o WhatsApp e 21,8 MB para o Skype.

Novamente, estamos falando de uma versão Beta do WhatsApp e ela deve ser aprimorada em breve. Contudo, como o passo de desenvolvimento do WhatsApp é absurdamente lento, é muito provável que apenas esse consumo exagerado de RAM seja corrigido em um futuro próximo. Não devemos criar expectativa quanto a incorporação de funções mais avançadas por algum tempo.

Não é de todo ruim

Em contrapartida, o mensageiro funciona relativamente bem no Windows. Há pouco travamentos e momentos de lentidão e, depois de “esquentar”, ele não registrou mais nenhuma dificuldade em nossos testes.

Por fim, podemos dizer que vale a pena fazer um teste com o WhatsApp para Windows desktop apenas se você não está mais aguentando usá-lo no navegador. De outra forma, é melhor esperar uma versão mais interessante.

Por ser o mensageiro mais popular da atualidade, o WhatsApp dispensa apresentações. Se você está nessa página a fim de baixá-lo, certamente é porque já conhece e usa o software em seu smartphone.

A novidade, entretanto, é que, agora, você pode conversar com seus amigos e familiares utilizando um programa nativo para o Windows na sua Área de trabalho. Até então, se você quisesse utilizar o mensageiro no PC, era preciso acessar o WhatsApp Web através do navegador.

Isso, entretanto, não pode ser considerado uma solução definitiva para muita gente que não tem um PC muito potente e não quer ter que manter mais uma guia do Chrome ou de outro browser continuamente aberta.

Falando nisso, o WhatsApp Web é conhecido por fazer o Google Chrome travar. Mesmo em dispositivos mais robustos, já vimos o poder destrutivo dessa aplicação online, que consegue derrubar o navegador da Google de seu pedestal sempre que deseja.


Desktop x Web

Sendo assim, o WhatsApp para o Windows é uma solução muito interessante, pois permite que você receba notificações direto no sistema e maneje seus grupos e o compartilhamento de arquivos de uma forma mais natural.

Contudo, a versão desktop do WhatsApp tem exatamente as mesmas funcionalidades do WhatsApp Web, sem tirar nem pôr. Para fazer o login, você precisa usar seu smartphone para escanear um código na tela do PC, e toda a interface segue estritamente as mesmas direções da versão para navegadores.

A única diferença notável é a barra de menus na parte superior da janela do mensageiro, pela qual você consegue acessar algumas informações e ferramentas de maneira mais direta. Contudo, não há nenhuma real novidade ali.


Quando os rumores sobre o WhatsApp para PCs e Macs começaram a surgir, esperava-se algo mais avançado, com no mínimo as mesmas funcionalidades da versão para Android e iOS. Contudo, as chamadas de voz não estão presentes, e o seu smartphone precisa estar o tempo todo conectado à internet para o chat funcionar no computador.


Link da Web: DOWNLOAD

Sem comentários:

Enviar um comentário